Perguntas Frequentes

Qual a velocidade mínima?

A velocidade mínima recebida vai depender muito do conteúdo e dispositivo que você está utilizando. Isso porque cada dispositivo tem uma capacidade de processamento diferente. É bem provável, por exemplo, que um celular ano-modelo 2019 passe mais velocidade do que um ano-modelo 2015. O mesmo acontece quando você compara um teste de velocidade sendo feito via cabo, em um desktop (computador de mesa) ou notebook de alta capacidade, versus um teste via wi-fi em um celular. O meio de transmissão também irá afetar o desempenho. Recomendamos que seus dispositivos wi-fi possuam a tecnologia AC. Fique atento na hora de comprar ou escolher um novo celular, tablet ou notebook, isso pode fazer toda a diferença na qualidade do sinal que você recebe.

É por isso que hoje não focamos somente na velocidade que fornecemos para você, mas sim na experiência global de uso. Para nós, é importante que você consiga acessar os conteúdos que desejar sem ter dificuldades ou lentidão, independente desse conteúdo consumir 5MEGA, 500MEGA ou 1000MEGA.

Quantos "MEGA” eu vou ter?

Disponibilizamos para você em nossos planos residenciais a capacidade máxima que o conversor óptico (também conhecido como ONU ou “modem”) consegue processar, que é 1GB (ou 1000MEGA). Nem todos os conteúdos requerem ou permitem toda essa velocidade para serem recebidos ou enviados.

O mais importante nisso é a flexibilidade que o nosso serviço pode te oferecer: precisa enviar uma mensagem ou vídeo no WhatsApp? Ou precisa rodar um conteúdo 4k na sua TV? A NAXI te acompanha à medida que suas necessidades de velocidade de acesso mudam. 😀

Qual alcance do roteador? Terei internet em todos os cômodos da casa/apartamento?

Essa pergunta tem aquela resposta clássica: depende! Isso porque o wi-fi é uma tecnologia que depende muito do ambiente onde se encontra para ter um desempenho mais ou menos eficiente. Paredes, móveis, ou outros obstáculos físicos, assim como dispositivos eletrônicos que emitem frequências, como micro-ondas, telefones sem fio e até mesmo o roteador dos seus vizinhos, atrapalham a “jornada” do sinal do roteador até o seu celular, TV ou notebook.

Nós procuramos melhorar a sua experiência ao máximo e por isso entregamos para você roteadores “dual-band”. Esses roteadores trabalham em duas frequências diferentes: 2.4GHz e 5.8GHz. A frequência menor, de 2.4GHz tem um alcance maior, ou seja, vai mais longe e “fura” melhor os obstáculos. Em compensação a velocidade que consegue entregar é menor. Já a frequência de 5.8GHz (AC) entrega mais velocidade, mas não consegue alcançar grandes distâncias.

Em resumo, aqui são algumas dicas importantes para você ter o melhor desempenho possível com o seu roteador:

  • Converse com a nossa equipe na hora da sua instalação para escolherem juntos o melhor local na sua casa para deixar o roteador wi-fi. Isso pode alterar sua experiência de uso!
  • Fique de olho em qual das duas redes, 2.4GHz ou 5.8GHz, você está conectado. Caso esteja com dificuldades experimente alterar de uma para outra. Quem sabe essa simples alteração já resolve seu problema!
  • Ainda tem dúvidas ou está brigando com o seu wi-fi? Bata um papo com nossa equipe de suporte técnico. Eles podem te ajudar a melhorar seu acesso!

Funciona bem para streaming de vídeos, tipo Netflix, Amazon Prime, HBO GO, Google Movies, etc?

Pode apostar que sim! 😀
Inclusive aqui na NAXI temos um servidor de um dos mais populares serviços de streaming atualmente: a Netflix! Isso significa que na hora que você dá “play” aí na sua TV, o conteúdo sai direto do nosso datacenter, sem precisar percorrer um grande trecho para chegar até sua casa. Com isso, sua experiência de navegação é muuuito mais rápida.

Mas agora atenção: os conteúdos de streaming de fontes confiáveis, como Youtube, por exemplo, costumam ter excelente desempenho. O mesmo NÃO acontece com fontes não confiáveis. Lembre-se que a internet é uma via de duas mãos: não adianta você “pedir o conteúdo rápido” se a outra ponta não consegue te responder na mesma velocidade. Sua impressão é que sua internet não está funcionando corretamente, mas muitas vezes o problema é o destino acessado.

O sinal cai?

Dificilmente.
Já diz o ditado “nunca diga nunca”, afinal operamos uma rede 24h por dia, 7 dias por semana e que está sujeita a diversos fatores externos que incluem os tais “rompimentos” e falhas em equipamentos eletrônicos, inclusive os que estão instalados na casa dos nossos clientes.

Nossa taxa de disponibilidade é bem alta! Isso porque mesmo quando existem rompimentos, nossa rede está munida de vários caminhos alternativos, ou seja, se o sinal não consegue chegar pela rota A, ele pode chegar pela rota B, e nossa rede está configurada para funcionar assim. 😊

Prezamos muito pela transparência com os nossos clientes. Por isso criamos um portal onde você sempre poderá acompanhar o status da nossa rede e ver se tem algum “report” de falha: http://status.naxi.com.br/.

Vocês dão um roteador?

Você recebe o roteador na sua instalação sim. 😊 A NAXI fornece o que existe de melhor no mercado, com tecnologia de ponta para você conseguir usufruir ao máximo da sua conexão sem fio. Esse roteador fica em forma de locação. O valor final do plano de R$149,90 já contempla o valor dessa locação.

O roteador tem antenas?

Trabalhamos com vários modelos de roteadores, alguns deles com antena externa e outros com antena interna. Todos eles têm antena, mas nem sempre estão visíveis. 😊

Posso dividir com o vizinho?

O compartilhamento do serviço de internet além de não ser indicado também é legalmente proibido, pois caracteriza provimento de serviço ilegal.

Quando há compartilhamento do serviço de internet ele normalmente é feito por meio de dispositivos wireless ou mesmo pelo cabo. Esse trajeto pode estar sujeito a uma série de interferências ou outros problemas, até mesmo de configuração que comprometem muito o funcionamento do serviço como um todo. Considerando que tem todo esse trajeto e/ou outros equipamentos conectados ao ponto principal instalado pela NAXI, não conseguimos prestar suporte técnico para os demais dispositivos.

Por isso a nossa recomendação é que cada cliente contrate um serviço individualmente. Assim podemos garantir a qualidade do serviço entregue para você e também prestar suporte técnico sempre que precisar, além de você ou seu vizinho ficarem tranquilos e não terem problemas com a justiça.

A fibra é até no poste?

Na instalação da NAXI, a fibra vai até DENTRO da sua casa ou do seu condomínio. Isso garante para você que toda a qualidade do nosso serviço vai ser entregue de ponta a ponta com a melhor tecnologia disponível no mercado: a fibra óptica!

Como é feito o contrato? Preciso ir até aí ou vocês vêm aqui?

A NAXI hoje é totalmente digital, inclusive o contrato que você assina! Contratando o serviço conosco você receberá uma ficha cadastral para preencher online. Em seguida, chegará no seu e-mail um link para você assinar seu contrato digitalmente. 😊 Aqui com a gente é tudo fácil, rápido e prático: ajudamos o meio ambiente evitando o desperdício de papel e agilizando ainda mais o processo.

Quando encerrar a fidelidade o roteador é meu?

O roteador é entregue para você em formato de locação, portanto, caso você opte por cancelar o serviço (a gente acha difícil você querer deixar a gente <3), o roteador, bem como os demais equipamentos, deverá ser devolvido.

Vou conseguir jogar sem travar (lag)?

Depende do servidor do jogo que você está conectado em dois aspectos: a capacidade dele de suportar todos os players conectados a ele e a distância geográfica entre você e esse servidor. Servidores de jogos oficiais costumam oferecer o máximo de qualidade pra você não perder uma partida. Você que é gamer já sabe: use sempre o cabo de rede ao invés do wi-fi, pois ele pode ser mais um “inimigo” na sua diversão. :D

Quanto fica a média do “Ping”?

A latência, mais conhecida como “ping”, é de apenas, aproximadamente, 1ms entre sua casa e o datacenter da NAXI. O que acontece depois depende da distância física da sua casa até o servidor que está sendo acessado. Em São Paulo, por exemplo, aonde estão localizados boa parte dos servidores do Brasil, você terá um “ping” de, aproximadamente, 10ms a 15ms. Baixinho, né? 😊

Não tem um plano mais barato?

Hoje a NAXI trabalha com um plano único. Isso porque entendemos que as necessidades dos nossos clientes e futuros clientes se alteram numa velocidade grande. Queremos que a experiência de acesso seja boa sempre e queremos formar uma parceria com nossos clientes a longo prazo. Por isso, estamos preparados para atender você e sua família no presente e no futuro.

Tenho uma área de festa nos fundos de casa, terei internet lá também?

No dia da instalação, você irá receber um ponto de acesso, ou seja, um equipamento que faça a conversão do sinal óptico e a distribuição da internet via wireless com portas ethernet disponíveis para você conectar em dispositivos ou outros roteadores.

No caso de áreas de festa nos fundos da casa, que costumam estar distantes fisicamente do ponto principal de instalação, recomendamos que seja feita uma análise por empresa especializada em redes para montar um ponto de distribuição por lá. Nossos equipamentos já estão preparados para adicionar.

Tenho 2 computadores, 1 TV, 1 Notebook e 3 celulares em casa, vai funcionar bem em todos?

A velocidade que a gente entrega no plano residencial é bem alta. Banda com certeza não irá faltar. 😀

O importante é você confirmar alguns detalhes: se os seus dispositivos estão preparados para receber essas velocidades mais altas, o meio de transmissão pelo qual eles irão acessar (wi-fi ou cabo), além do conteúdo que está sendo acessado. Se tudo isso estiver 100%, pode apostar que a experiência será única!

Tempo para instalação

O tempo de instalação pode variar de acordo com as condições promocionais vigentes, além de condições climáticas e alguns outros fatores envolvidos. Por isso, consulte sempre nossa equipe para poder ter essa informação atualizada.

Fidelidade

Hoje a maior parte do custo da instalação é paga pela Naxi. O cliente contribui com um valor simbólico de instalação e o restante entra como valor de fidelidade. O valor do plano também tem um desconto bem legal em troca do seu tempo de permanência conosco. 😊

Mas fique tranquilo, caso queira contratar o serviço sem fidelidade, também conseguimos oferecer essa condição para você, mas não teremos como garantir um descontão. :(

Consulte as condições com a nossa equipe.

Mudança de Titularidade

Se você precisar transferir a titularidade do seu contrato, é só entrar em contato com nossa equipe que iremos te passar todas as orientações. De forma geral, precisaremos dos dados do novo titular além da sua assinatura e do novo titular dando a permissão nessa mudança. Mas fique tranquilo que é tudo digital: cada um pode assinar de casa, do trabalho ou qualquer lugar que tenha acesso a internet. 😊

Mudança de endereço

Antes de mudar, é muito importante checar a disponibilidade do serviço no novo endereço. Para isso, é só entrar em contato com nossa equipe e conseguimos verificar na mesma hora se podemos ou não te atender no local. 😀

Além disso é bom se programar com relação aos prazos para execução da transferência: pedimos que nos avise com pelo menos 7 dias de antecedência para podermos cuidar disso e para que você não fique sem internet no novo endereço.

Como isso envolve o deslocamento da nossa equipe e uma instalação do zero no novo endereço, existe um custo para esse serviço. Consulte nossa equipe para o valor atualizado.

Segunda via Boleto

Todas as faturas estão programadas para serem enviadas por e-mail, mas como sabemos que pode haver falhas, ou nem sempre você acessa o seu e-mail, deixamos elas disponibilizadas em nosso site. Você pode acessar sua fatura em nosso site, www.naxi.com.br, na opção área do cliente. O login é o CPF do titular do plano e a senha são os 3 primeiros dígitos do CPF + os 2 últimos > opção segunda via boleto.

Desde o mês de fevereiro as faturas não precisam mais ser atualizadas, pois na hora do pagamento a correção será automática. O boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária, lotérica ou Internet Banking. :)

Como usar o armazenamento de dados e conta de e-mail?

Para ativar os seus serviços de armazenamento de dados e conta de e-mail você só precisa entrar em contato com nosso suporte técnico assim que o seu serviço estiver instalado! Eles vão configurar e deixar tudo 100% para você, além de te passar as instruções de uso do serviço.

Como vou saber quanto vou receber de velocidade? Quanto meu celular, computador, TV suporta?

Testando! Alguns dispositivos têm uma limitação técnica como, por exemplo, os celulares. Como são menos “robustos” e só se conectam por meio wi-fi, dificilmente consegue suportar velocidades maiores do que 300Mbps ou 400Mbps.

Outro exemplo são alguns modelos de computadores que possuem a placa de rede limitada a 100Mbps, sendo assim, não será possível navegar em velocidade superior a essa.

Nós, aqui da NAXI, não temos como saber o quanto seu dispositivo suporta, mas você aí na sua casa pode fazer alguns testes para entender a capacidade dos seus dispositivos. A dica é sempre fazer os testes pelo cabo de rede conectado ao computador. Lembre-se que é importante fechar todos os programas que estejam abertos em segundo plano, além de pedir um tempinho pro pessoal que está no seu wi-fi, desconectando-os da rede. Só assim você vai ter um resultado mais próximo do real. :)

TV por Internet vai funcionar?

As famosas televisões pela internet são aqueles serviços que utilizam um dispositivo (TV box, HTV box, entre outros) para ter acesso a uma lista de canais pagos, mas sem pagar nada.

O que o dispositivo faz é “burlar” a criptografia do sinal das TV’s pagas, para poder entregar o conteúdo na sua TV.

Os servidores desse tipo de serviço ficam fora do Brasil e frequentemente sofrem oscilações, além da qualidade não ser boa, visto que é uma “captura ilegal do sinal”.

A NAXI não recomenda o uso desses serviços e tendo em vista que são fatores alheios a nossa rede, não prestamos suporte a eles.

*Todos os valores descritos acima possuem recorrência mensal e são válidos exclusivamente no pacote “NAXI FIBRA ULTRA”, com exceção da taxa única de ativação do serviço no valor de R$99,90 (valor promocional com 12 de fidelidade) ou R$900,00 (sem fidelidade). A contratação do pacote de serviços acima anunciado, referente ao pacote “NAXI FIBRA ULTRA”, contempla: INTERNET NAXI FIBRA 1000 MEGA + NAXI CLOUD + NAXI MAIL + LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO. Caso o serviço de Internet seja contratado separadamente do pacote “NAXI FIBRA ULTRA”, o valor do plano NAXI FIBRA INTERNET 1000 MEGA será de R$199,90, “NAXI CLOUD” será de R$29,90, “NAXI MAIL” será de R$19,90 e “LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO” será de R$19,90. O termo MEGA refere-se a unidade de medida, ou “Mbps” (Megabit por segundo). Sujeito à disponibilidade do serviço na sua região. Esta oferta promocional poderá ser alterada ou encerrada sem aviso prévio. Planos válidos exclusivos para residências e vinculado à um cadastro de pessoa física (CPF). Para mais informações, consulte nossa equipe no (47) 3054-2233. Para mais informações sobre contratos e termos, consulte a nossa seção de documentos.

Logo Procon SC
WhatsappFale com a nossa equipe